História - Casa paroquial (1952-1953)

Resumo histórico da Casa Paroquial de Chavães

Este livro vai servir para nele se escrever um resumo histórico da Casa Paroquial desta freguesia de Chavães, e bem assim as contas com a sua construção e tudo o mais que no futuro se relacione com a referida casa.

A Comissão:
O pároco - Pe. Acácio Ferreira Soares
O vogal - Manuel Guedes Cardoso
" " - Alfredo dos Santos Seixas
" " - José da Fonseca Cardoso
" " - Albano Duarte Cardoso
" " - Domingos da Fonseca

1952

No ano de 1952 e dia 8 de Outubro, sendo membros da Comissão do Culto o reverendo pároco desta freguesia Acácio Ferreira Soares, seu presidente, e Manuel Guedes Cardoso, Alfredo dos Santos Seixas, José da Fonseca Cardoso, Albano Duarte Cardoso, e Domingos da Fonseca, estando reunidos para tratar de diversos assuntos, o membro desta Comissão Manuel Guedes Cardoso disse: que seria muito útil que se fosse pensando na necessidade que havia de se arranjar uma residência paroquial própria e que viesse a incluir um salão paroquial que serviria para reuniões, ensino da catequese, festas da juventude e mais serviços próprios da igreja; que entendia que devia ser construída o mais próximo possível da igreja para melhor o pároco prestar assistência ao serviço religioso.

Lembrou depois que, existindo do lado Norte da igreja dois terrenos que reúnem as condições devidas, se entre em negociações com os seus proprietários que são os filhos desta terra senhora d. Patrocínia dos Santos, que reside em Adorigo, e o senhor José dos Santos Ferreira, residente no Brasil, e assim se resolveu escrever àqueles ex. mos conterrâneos.

1953

A 19 de Março de 1953, dia de S. José, reuniu de novo a Comisssão com todos os seus elementos e, tratando-se deste assunto, foi a Comissão informada pelo seu digno presidente reverendo Acácio Ferreira Soares que o proprietário do segundo terreno, a norte, tinha escrito, respondendo ao apelo que a Comissão lhe fez, e punha o seu terreno às ordens da Comissão para a construção da casa paroquial, cedendo-o gratuitamente.
Em 2 de Maio do mesmo ano de 1953, como a proprietária do primeiro terreno, que era o que fazia o caminho, não tivesse respondido, resolveu o membro desta Comissão Manuel Guedes Cardoso ir a Adorigo conferenciar com a senhora d. Patrocínia dos Santos e com a sua filha senhora d. Antónia dos Santos Seixas Valverde e marido desta senhor José da Fonseca Valverde que em conjunto eram os proprietários do terreno e assim convidou o reverendo pároco para que o acompanhasse, conseguindo então que estes proprietários cedessem o terreno, o que fizeram também gratuitamente.

Em destaque: padre Acácio Ferreira Soares (1924-2021),
pároco de Chavães de 1950 a 1956,
época em que foi construída a actual casa paroquial.


Comentários