Notícia - Festa de São Martinho 2023

No dia 11 de Novembro de 2023, a comunidade de Chavães festejou o seu padroeiro, São Martinho.

Num fim de semana em que não se sentiu o Verão do santo, as festividades começaram com a celebração solene da Eucaristia, onde foi tida a honra da presença do senhor padre Ildo lado a lado com o novo pároco.

Procissão em honra de São Martinho. 

Seguiu-se a procissão que percorreu as ruas do povo com o andor de São Martinho escoltado pelas crianças vestidas de cruzados e acompanhado pela Banda de Música de Sendim, regida pelo maestro sr. Jaime do Espírito Santo Pedruco. 

Inauguração da estátua em honra do
Rancho Folclórico de Chavães.

Já da parte da tarde, foi inaugurada uma estátua em honra do Rancho Folclórico de Chavães o qual actuou durante a tarde. Foi aberto o Mercado da Castanha e Artesanato, começando assim um serão de música, castanhas e animação que se estendeu noite dentro, adornado com fogo de artifício e o espetáculo do Grupo Paulo Star.

Feira da Castanha e Artesanato.

Fogo de artifício.

No Domingo, dia 12 de Novembro, segundo dia de festividades, a manhã começou com a IV Caminhada do Ouriço. Num belo passeio ao longo de 8km da serra de Chavães, foram esticadas as pernas nos caminhos florestais de uma zona forte em castanheiros, que por esta altura nos presenteiam com saborosas castanhas.

IV Caminhada do Ouriço.

Terminada a caminha e aberto o apetite, a comunidade juntou-se no salão da Junta de Freguesia para um magnífico repasto. Ainda houve a alegria de cantar os parabéns a um ancião que completou nesse dia  a reverenda idade de 96 anos.

Após a Missa dominical às 14h30, o grupo de Concertinas Riodades animou o serão.

Grupo de Concertinas Amigos de Riodades.

À Comissão de Festas 2023/24, um grande agradecimento por todo o empenho que demonstraram na preparação e realização desta magnífica festa.

A São Martinho, padroeiro dos militares e dos mendigos, alfaiates e produtores de vinho, pedimos a sua intercessão junto de Deus para que seja concedido a Chavães, a todos quantos daqui partiram ou para aqui vieram, e a todos os que por aqui apenas passaram, um ano de 2023/2024 pleno da graça de Deus e das suas bençãos e misericórdia abundantes. Rogamos a este bispo da Gália para que acompanhe e guarde com o seu manto protetor em particular todos os emigrantes que partiram de Chavães para a França e outras terras da Europa. 

São Martinho, padroeiro de Chavães, rogai por nós.



ps.: e, já agora, que no próximo ano o Verão de São Martinho venha mais cedo...




 


Comentários