Na celebração vespertina da Solenidade da Ascensão do Senhor, na paróquia de São Martinho de Chavães, o senhor bispo D. António Couto celebrou o sacramento do Crisma.
Reuniram-se na igreja matriz as comunidades de Chavães e de Arcos assim como as famílias de vários jovens de outras freguesias que aproveitaram a ocasião para receberem este sacramento. No total, 12 crismandos receberam o Espírito Santo, dom de Deus.
Na homilia, o senhor Bispo abordou o mandato de Cristo de pregar o evangelho «a toda a criatura» (Mc 16, 15), a imposição das mãos aos doentes para ficarem bem (Mc 16, 18), assim como a elevação da frágil natureza humana com a ascensão de Jesus ao Céu.
Admonindo os crismandos e também os fiéis ali reunidos, Dom António explicou ainda as três partes do sacramento da Confirmação: renovação das promessas batismais, imposição das mãos, e a unção com o óleo do crisma.
O ambiente festivo dentro e fora da igreja manifestou sensivelmente a alegria das comunidades em receber o pontífice da nossa Diocese de Lamego, que veio partilhar no Portugal profundo esta riqueza divina.
Assim, na tarde solarenga desse Sábado, sob o patrocínio de São Martinho de Tours e de São Silvestre Papa, os jovens que vão resistindo ao êxodo rural foram confirmados na fé e robustecidos pela graça para doravante difundir e defender o Evangelho no contexto das suas vidas quotidianas.
Pe. Tiago Machado, in Voz de Lamego, ano 94/26, n.º 4754, de 15 de maio 2024.
Comentários
Postar um comentário